quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"UM DIA DIFERENTE", do site "As linhas do coração", de Fernanda Cabral


Dezasseis de Novembro. 8 horas e quinze minutos de uma manhã iluminada pelo sol e eis-me à porta da minha amiga Sallete para partirmos para Oliveira do Arda concelho de Castelo de Paiva, para divulgarmos o livro de poesia infantil do qual é autora e que eu ilustrei. Este dia irá ficar marcado nas nossas memórias pela alegria, e boa disposição que nos trouxe; mas para perceberem melhor o que se passou vou entrar nalguns pormenores.
Depois de uma curta viagem chegamos ao Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão onde fomos recebidas com uma amabilidade e cordialidade fora do comum; a professora Fátima bibliotecária do Agrupamento fez um trabalho fantástico convidando as escolas para se juntarem a nós, tratando dos transportes, da encomenda dos livros, etc.
No Auditório da escola repleto de crianças das escolas de Oliveira do Arda, Serradelo e Folgoso e respetivos Jardins de Infância passamos momentos maravilhosos interagindo com as crianças que nos fizeram perguntas sobre o livro e não só; alguns houve com interrogações pertinentes e engraçadìssimas. Depois da sessão de autógrafos tivemos direito a um cafèzinho gentilmente oferecido pelo Agrupamento e de seguida fomos conduzidas pela professora Fátima à escola da Póvoa e Picão onde novamente fomos brindadas com uma chuva de perguntas e a leitura de alguns poemas pelas crianças.
Entretanto estava a chegar a hora do almoço, despedimo-nos e viemos almoçar a casa do Sr. Agostinho em Oliveira do Arda e com um conceito que eu nunca tinha visto. É uma casa particular mas que tem a porta aberta a quem quiser almoçar;. Entramos e dirigimo-nos para a sala com uma mesa comprida posta a preceito que esperava pelos comensais, um belo presunto, azeitonas e uma broa divinal foi-nos servido como entrada, em seguida um belo frango caseiro assado, lombo de porco e umas batatinhas deliciosas, tudo da lavra do Sr. Agostinho, ainda tivemos direito a queijo e umas maçãs deliciosas do pomar e tudo isto regado com um vinho verde da região. Um manjar digno de reis ou dizendo melhor, de rainhas e que bem nos soube. Ainda fui comprar broa igual à que comi à padaria "Amora Doce", o café foi tomado no "Café Café" que pertence ao irmão da Salete; depois de uns minutos de descanso seguimos caminho para visitar a última escola , desta feita a "Escola de Casal da Renda", uma escola antiga com umas paisagens lindíssimas e onde mais uma vez as crianças se mostraram muito interessadas. Nada disto seria possível sem o empenho dos professores nesta divulgação e no trabalho feito com os alunos através dos poemas e desenhos; louvo este interesse e a
maneira como elucidaram os alunos da nossa chegada. Mais leituras, mais autógrafos, abraços, beijinhos e com convite para voltarmos outra vez eis-nos de regresso a casa
Um dia maravilhoso que nos encheu o coração de amor e carinho.
Todos os dias deviam ser iguais a este, mas tudo isto não teria sido possível sem o convite que a minha amiga Salete me fez portanto só posso dizer: "Obrigada Lete, estás no meu coração"!
Ah! e obrigado ao Indaleto que teve a amabilidade de nos servir de motorista e esperou por nós com toda a paciência do Mundo. ( tinha de dizer isto senão ainda ficava zangado comigo ah ah ah!)
Fernanda Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário